sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Víctor Silva - primeira "transferência" portuguesa

Em 1927, o Carcavelinhos, dadas as magníficas actuações que Víctor Silva registava pelo Hóquei Clube de Portugal, tentou adquirir a sua colaboração, o que de certo modo conseguiu, fazendo-o alinhar na Taça Preparação da AFL. Foi o jogador-sensação, marcando golos impressionantes a Benfica, Sporting e Belenenses. Só que ainda não estava oficialmente desvinculado do Hóquei e ao aperceberem-se disso os dirigentes do Benfica lançaram-lhe o canto da sereia… e a troco de 15 contos pela assinatura, mais cinco por mês, contrataram-no.
Nunca ninguém recebera tanto dinheiro pelo futebol em Portugal. Mas foi óptimo o investimento… depressa se tornou o craque encarnado. Marcava golos de extraordinária espectacularidade, sobretudo quando se lançava à bola em acrobáticos saltos de peixe, por vezes, com a bola a três palmos do terreno. A sua cabeça surgia como que por encanto, a desferir remates imparáveis, deixando toda a gente estupefacta. Fazia da bola o que queria. Era um avançado desconcertante, capaz de fechar a jogada à biqueirada ou ao toque de calcanhar! Graças a um poder de impulsão fabuloso, chegava com a cabeça onde alguns guarda-redes não chegavam com as mãos.
Foi igualmente vedeta no hóquei, trabalhando com o stick como um artista de circo. Como futebolista, participou nos Jogos Olímpicos de Amesterdão.
Tinha apenas 28 anos quando, em 1936, começou a preparar a despedida. Prematuramente. Problemas físicos impediram-no de estar na final do Campeonato de Portugal de 1930, contra o Barreirense… outros, muito mais graves, afastá-lo-iam do terceiro título do seu clube, em 1935, frente o Sporting. Vítima de flebite, ainda se sujeitou a operação cirúrgica… poucas foram as melhoras, e o adeus surgiria num jogo contra o Sporting. Nas Amoreiras o Benfica ganhou por 4-2... dois dos tentos tiveram a sua assinatura, ambos em golpes de cabeça para trás, com um brilhantismo tal que, no último, até Artur Dyson, guarda-redes leonino, lhe bateu palmas!

Sem comentários: