sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Tragédia em Munique - Avião com equipa do Manchester United despenhou-se

A 6 de Fevereiro de 1958, o Manchester United e o futebol inglês sofriam um duro golpe: o avião que transportava a equipa desde Belgrado, onde garantira a passagem às meias-finais da Taça dos Campeões, despenhou-se no aeroporto de Munique, cumprida a escala no regresso a casa.
No momento de levantar voo para Manchester, o aparelho não ganhou a altura necessária, chocando, violentamente, com um prédio situado no fim da pista.
Morreram 23 pessoas, entre as quais oito jogadores de uma equipa ameaçadora no contexto internacional, denominada bebés de Busby. Geoff Bent, Roger Byrne, Eddie Colman, Mark Jones, David Pegg, Tommy Taylor e Billy Whelan tiveram morte imediata, enquanto Duncan Edwards, considerado um dos futebolistas ingleses mais talentosos do século, entrou em coma, sucumbindo15 dias depois. Jackie Blanch-Flower e Johnny Berry sobreviveram mas não voltariam a jogar.
Esta tragédia marcou claramente o Manchester United e a selecção inglesa, que tinha garantido, com facilidade, o apuramento para o Mundial. A Inglaterra, que parecia sair da crise em que caíra, passou pela Suécia sem grande glória, cometendo apenas o feito de empatar com o Brasil (0-0), mas falhando a qualificação para a fase decisiva da prova.
Quanto ao United, que possuía uma das melhores equipas da Europa, mergulhou na depressão que facilmente se compreende, deixando sem resposta uma dúvida que a catástrofe eternizou: como teriam sido os primeiros anos da Taça dos Campeões (cinco vitórias consecutivas do Real Madrid), se a jovem equipa de Matt Busby se mantivesse intacta?
Busby assumira o comando do Manchester em 1945. Sobreviveu, tal como Bobby Charlton, ao desastre de Munique e deitou mãos à obra. Dez anos depois, conquistava o ceptro europeu (vitória sobre o Benfica por 4-1).
A 14 de Janeiro de 1969 anunciou a retirada para o final dessa época. Foi o que fez, para reassumir, temporariamente, o comando da equipa em 1970/71. A partir de então, foi director e subsequentemente presidente do clube.
Morreu em 1994, com a idade de 84 anos, um dos maiores nomes do futebol do século XX.

Fotos do Acidente

Sem comentários: