sábado, 24 de janeiro de 2009

Sebastião Lucas da Fonseca - Matateu

Foi o primeiro grande fenómeno nacional que o futebol deu ao País: Sebastião Lucas da Fonseca, eternizado sob o nome de Matateu, um dos mais extraordinários jogadores portugueses de todos os tempos. E o fenómeno atinge eloquência máxima se considerarmos que passou a fase dourada da sua vida ao serviço do Belenenses, clube do qual continua a ser a mais emblemática figura de sempre.
A forma como saiu do Restelo, em conflito aberto com alguns responsáveis, condicionou, definitivamente, uma relação que devia ser saudável, por estar destinada a ser eterna.
A derrota azul no Campeonato de 1954/55 teve carga emocional indiscutível. Foi também a origem do declínio belenense. Mas esse desaire tem, igualmente, um significado individual determinante: privou Matateu de um título nacional, mais que merecido, pelo que fez ao longo de uma carreira única. O jogador mais popular e que mais longe chegou fora do circuito Benfica, F. C. Porto, Sporting, apenas conseguiu vencer uma Taça de Portugal (59/60).
Quando Matateu desembarcou em Lisboa, vindo de Lourenço Marques, a 4 de Setembro de 1951, ninguém podia prever que estava a chegar o furacão que abalaria o futebol português durante uma década.
No dia 24 de Setembro estreou-se oficialmente, na primeira jornada do Nacional. O Belenenses bateu o Sporting por 4-3, com dois golos da sua autoria. Era apenas o início de uma caminhada que chegou ao fim com números impressionantes: 218 golos na I Divisão (nove com a camisola do Atlético), 13 ao serviço da Selecção Nacional (em 27 presenças) e três na Taça das Feiras.
Matateu era um jogador fabuloso. Se os avançados vivem permanentemente na dependência dos companheiros, o mínimo que dele se pode dizer é que decidiu muitos jogos sozinho. À custa de um instinto felino, de uma rapidez de execução surpreendente, de drible normalmente curto e, sobretudo, à potência e certeza do remate com ambos os pés. Era um mágico que transformava coisa nenhuma em momentos inesquecíveis. Dele se diz que nasceu adiantado no tempo. Dele se diz que o azar foi ter vindo para o Belenenses. Dele se diz muita coisa que não tem cabimento nesta altura. Porque o que dele se dirá para sempre é que, entre os grandes, foi dos maiores, de todos.
Em Junho de 1969, partiu para Vitoria, no Canadá. Por lá continuou a jogar, até muito tarde, o que significa, naturalmente, a marcar muitos golos. Viveu, tranquilamente e de boa saúde, a recta final de uma vida intensa, sempre com pouca vontade de voltar a pisar território português. Marcas que o tempo não conseguiu apagar.

Sem comentários: