quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Mundial 1982 (Espanha) – Bárbara agressão a Batiston

A RFA garantiu o acesso à Final da competição numa partida dramática, eliminando a França, nas grandes penalidades.
No entanto, este encontro ficou marcado pela bárbara agressão do guarda-redes Shumacher a Battiston, depois de o francês ter cabeceado a bola para a baliza (a bola ultrapassou a linha final, junto ao poste).
Battiston perdeu os sentidos, esteve internado (comoção cerebral e perda de três dentes, embora, na altura do choque se chegasse a acreditar que seria bem mais grave… Platini referiu, mais tarde, que ele “estava pálido e não se sentia o seu pulso”); só ao cabo de algumas semanas retomou a vida normal.
O holandês Corver (Árbitro do encontro), não fez o que devia: expulsar Shumacher e punir a respectiva infracção… agiu como se nada tivesse acontecido.
Rever as imagens, hoje, só acentua o que na altura já parecia evidente: tratou-se de um escândalo!
Anos depois, numa atitude de notável cavalheirismo, Battiston, não só desculpou o temperamental "camisa 1 da nationalmannschaft", como o convidou para seu casamento. Mesmo assim, Schumacher tornou-se uma figura tão detestada pelos franceses que, numa pesquisa feita pelo jornal francês Le Fígaro, após o Mundial de 1982, sobre qual era o "homem mais odiado da França", Schumacher derrotou Adolf Hitler!!



Vídeo 1 - Agressão de Shumacher a Battiston

Vídeo 2 - Agressão de Shumacher a Battiston


Vídeo 3 - Resumo 1/2 Final, RFA vs França

Sem comentários: