quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

México 86 - "Mão de Deus"

De Diego Maradona a Peter Shilton vão 20 centímetros de diferença e mais um braço esquerdo. Quando os dois saltam no ar, o 10 sobe bem mais alto, o guarda-redes de Inglaterra quase não descola do solo, a natureza dá-lhe uma vantagem lógica. Mas Maradona sobe, sobe, chega primeiro e faz a bola entrar na baliza.
Maradona tentou tabelar com Valdano, o passe é interceptado por Steve Hodge, que tenta o alívio e faz a bola voar na direcção de Peter Shilton. Maradona não desiste, a bola está no ar e o 10 salta com o guarda-redes de Inglaterra… agora, já sabemos todos, que usou o braço esquerdo para chegar primeiro.
No estádio, há que admiti-lo, muitos não terão visto. A começar, parece evidente, pelo árbitro. Mas as imagens e o “replays” não deixaram dúvidas.
O árbitro achou que Maradona tinha marcado de cabeça, o homem da bandeirinha dirigiu-se para o centro, Maradona correu para o público de braço… esquerdo no ar!
Comentou-se tudo, escreveram-se livros, manifestos e canções. O árbitro, Ali Bennaceur, o tunisino que naquele dia entrou para a história do futebol, pela porta dos fundos, tentou dividir culpas. Jura, até hoje, que o seu assistente, o búlgaro Dotschev, lhe garantiu o golo era lmpo. E conta que, durante anos, recebia pelo Natal, um postal de Dotschev, que repetia sempre a mesma mensagem: “não houve mão”. Bennaceur diz que, ainda hoje, não sabe se era a brincar.
Quando Maradona iniciou o arranque para a imortalidade, para o seu segundo golo à Inglaterra (o melhor golo de sempre), o planeta do futebol ainda não estava completamente refeito do embuste: “foi mão”!! Passaram quatro minutos entre um momento e outro, primeiro, o grande logro, depois, o golo de sonho de Maradona, nesse encontro dos quartos-de-final do México 86, que testemunhou dois dos mais memoráveis momentos da história do futebol.
A “Mão de Deus” virou lenda e ajudou a extremar posições sobre Maradona… Divino ou infame? Ou as duas coisas, juntas?



Vídeo 1 - "Mão de Deus" (BBC)



Vídeo 2 - "Mão de Deus"



Vídeo 3 - "Mão de Deus" (ângulo inverso)



Vídeo 4 - Câmeras inéditas

1 comentário:

Anónimo disse...

Sem dúvida, um dos momentos da História do Futebol e dos Mundiais.