quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

John Langenus, Árbitro da Final do 1º Mundial

Árbitro belga, que também se identificava como Jan, Jean, Johannes ou Julian, nasceu em Berchem (Antuérpia) a 8 de Dezembro de 1891, onde faleceu no dia 1 de Outubro de 1952, com 60 anos de idade.
Não foi por acaso que a FIFA o nomeou para dirigir a primeira final dum mundial de futebol, dado que foi levado em consideração a sua experiência, o seu perfil e, acima de tudo, a sua forte personalidade, aliada à sua compleição física.
Como Árbitro de futebol, participou em três mundiais (Uruguai, em 1930; Itália, em 1934; França, em 1938), e nos Jogos Olímpicos de Amesterdão, em 1928, onde apitou o jogo de atribuição da medalha de ouro.

Dirigiu o seu primeiro encontro internacional, em 25 de Fevereiro de 1923, com 32 anos de idade. Até se retirar, em 1939, com 48 anos, arbitrou 63 partidas entre selecções…números inéditos para a altura.
Ficou célebre, para a história do futebol, por duas determinações: a exigência de um seguro de vida, para si e para os seus auxiliares, para poderem actuar no jogo da final, no Uruguai, e a decisão de fazer disputar, cada uma das partes da final (disputada por Uruguai e Argentina), com bolas diferentes, indicadas pelas equipas.
Sabendo da rivalidade aguçada que alastrava entre Uruguai e Argentina, a FIFA escolheu, para a final, o árbitro belga John Langenus.
Dada a expectativa que o jogo desencadeou, o árbitro pediu protecção policial… durante 24 horas. Foi-lhe concedida.
A polémica começou logo no início do jogo, em torno da bola. Cada equipa queria que a sua fosse utilizada. Langenus, salomónico, decidiu: cada bola em sua parte… o que faria “jurisprudência”, até aos dias de hoje. Dado o inédito, da decisão, o sorteio foi a fórmula encontrada, e a bola argentina foi a primeira a ser utilizada, sendo a bola do Uruguai a bola do segundo tempo.
Duas notas finais: o Uruguai venceu, por quatro bolas a duas; destaque, nas fotos da Final, para a indumentária do Árbitro… as calças, tipo golfe, o boné, o casaco, com largas algibeiras, e a sua famosa gravata! Um espanto…



Vídeo 1 - Final 1930


Vídeo 2 - Final 1930

Sem comentários: