sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

William Ralph Dean

39 jogos da Premier League e... 60 golos! Essa foi a saga fabulosa de William Ralph Dean, avançado-centro do Everton na temporada de 1928.
Jogador fisicamente poderoso, temido pela capacidade de rematar com ambos os pés e pela força de morteiro das cabeçadas, tinha então apenas 21 anos… e assim se tornou recordista de golos do principal campeonato inglês, nunca mais sendo ultrapassado. E, para colocar a cereja no bolo, fechou as contas com “hat trick”, diante do Arsenal, no último jogo do campeonato. 60 mil espectadores, no seu Goodison Park, em gáudio pela conquista do título inglês. Nas restantes competições averbou mais 22 golos. Ou seja, 82 num ano só.
Adquirido pelo Everton ao Tranmere Rovers, em 1925, Bill Dixie Dean por lá permaneceu até 1938, marcando 349 golos em 399 partidas da liga inglesa, contribuindo de forma decisiva para a conquista, pelo Everton, dos campeonatos de 1927/28 e 1931/32 e da Taça de Inglaterra de 1933.
Em 1938, transferiu-se para o Notts County. Vítima de várias lesões, nove jogos apenas realizou, mudando-se de seguida para o Sligo Rovers, que graças a si atingiu a final da Taça da Irlanda, em 1939.
Estalou a guerra e foi o ponto final numa carreira com 473 golos (37 “hat tricks”) em 502 encontros; 18 tentos foram apontados nas 16 vezes que vestiu a camisola de Inglaterra.

Aos 19 anos, Dean esteve entre a vida e a morte devido a um acidente de moto, no Norte de Gales. Tendo fracturado o queixo e o crânio, os médicos tentaram impedi-lo de continuar a jogar futebol… respondeu-lhes que nem pensar. Para tal, teve de colocar placas de prata nos maxilares… e dois anos depois, o Everton pagou pela sua transferência três mil libras.

Cobrador de impostos e mais tarde funcionário das piscinas de Littlewoods, Bill Dean foi obrigado a reformar-se devido a doença. Em1976, depois de múltiplas operações para lhe retirarem um coágulo, foi-lhe amputada a perna direita.
Quatro anos passados, em pleno Goodison Park, ao assistir à derrota do Everton com o Liverpool, sofreu uma ataque cardíaco, morrendo com 74 anos. A caminho do cemitério, onde se faria a cremação, no préstito pelas ruas de Birkenhead, uma imensidão de gente.



Dixie Dean - Vídeo 1


Dixie Dean - Vídeo 2

Sem comentários: