quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

William Henry Meredith

Vários historiadores apontam-no como a primeira grande estrela do futebol mundial. Talvez. Certo é que, ninguém, atingiu longevidade que se lhe comparasse.
Nascido em Julho de 1874, William Henry Meredith, pendurou as chuteiras com quase 50 anos (e por essa altura ainda era um caso sério de classe e qualidade!).
Começou a trabalhar como mineiro mas depressa se profissionalizou. Os primeiros sinais do seu génio notaram-se aos 10 anos, ganhando uma medalha num concurso para perícia em dribles.
Após uma temporada no Northwich Victoria, em Outubro de 1894 mudou-se para o Manchester City (ao serviço do qual, conquistou, em 1904, a Taça de Inglaterra, chegando pouco depois a capitão de equipa.)
Com estilo e em força, directo, batendo os opositores em velocidade ou através de mortíferos dribles, em 1905 foi forçado a abandonar o clube, devido ao envolvimento no primeiro grande escândalo do futebol britânico. Um caso de pagamentos ilegais, em que foi considerado culpado de ter oferecido 10 libras ao capitão do Aston Villa para que movesse influências no sentido de facilitar uma vitória fundamental na corrida para o título.
Em litígio com os dirigente do City foi o próprio Meredith quem informou a Football Association (FA), de todos os casos de corrupção financeira em que o clube estivera envolvido. Catástrofe! Com base nas suas denúncias, em 1906 o Manchester City perde 17 dos seus jogadores (ou ex-jogadores!), uns punidos com multas, outros suspensos por um ano, alguns irradiados.
Para o contratar, o Manchester United disponibilizou-se a pagar-lhe a coima de 500 libras… e assim se apoderou da estrela do arqui-rival. Ao serviço dos red devils, ocupando a habitual posição de ponta-direita, voltou a ganhar a Taça de Inglaterra, em 1909, ao que juntou mais dois campeonatos, em 1908 e 1911.

Conhecido por "príncipe dos pontas"( ou das "alas"), Meredith nunca entrava em campo sem colocar uma protecção nos dentes. Hábito que manteve até 1924, quando, perto de completar 50 anos e de regresso ao Manchester City, actuou na meia-final da Taça de Inglaterra. Despediu-se, assim, do futebol, com mais de mil encontros disputados e 470 golos.
Meredith actuou pela selecção do País de Gales entre 1895 e 1920. Somou apenas 48 internacionalizações porque, a maioria das vezes, quer o Manchester City quer o United faziam ouvidos de mercador aos pedidos do seu seleccionador… não o libertavam. Coisas do destino... a sua despedida da selecção aconteceu no memorável encontro em que Gales bateu a Inglaterra, pela primeira vez, em Março de 1920. Tinha 45 anos e 229 dias, o que o deixou como o mais velho jogador de sempre a defender, oficialmente, as cores de uma equipa nacional.
Em 1931 William Meredith ingressou, uma vez mais, no Manchester United, mas desta feita como treinador e olheiro.
Comprou um hotel em Manchester e dedicou-se à hoteleria. Morreu a 19 de Abril de 1958, dois meses depois de oito jogadores dos red devils terem sido vítimas do terrível acidente aéreo à saída do aeroporto de Munique.

Sem comentários: